Pluralidade x ortodoxia: de Jesus a Kardec -

Matéria na Revista Cristão do Espiritismo - nº 40

Por Victor Rabelo


O Código Da Vinci, livro do escritor norte-americano Dan Brown, que está com sua versão em filme nos cinemas do mundo todo é uma obra de ficção, mas que traz como pano de fundo uma discussão bem antiga sobre a vida de Jesus. Esta e outras controvérsias são sustentadas por pesquisadores que usam como base a Bíblia, os textos apócrifos – que não são aceitos pela Igreja – e dados históricos. Estas discussões existem, comprovadamente, desde o cristianismo primitivo, muito antes dos supostos códigos terem sido deixados pelo mestre renascentista.

O fato é que a Igreja sempre perseguiu e combateu todos aqueles que optavam por pensar diferentemente de seus dogmas. Daí surgiu o termo heresia, que significa "capacidade de escolher". Todos os textos antigos que traziam informações que contrariavam a posição oficial da Igreja eram destruiídos e seus autores, ou simpatizantes, condenados como hereges. Mais recentemente, em 1861, centenas de exemplares de O Livro dos Espíritos foram jogados na fogueira por "solicitação" da Igreja de Barcelona, no que é conhecido como Auto de Fé. Hoje, com a exibição de O Código Da Vinci nos cinemas, o Vaticano apenas se limitou a pedir aos seus fiéis para não assistirem o filme. Bom, já é um avanço. É a democracia gradativamente influenciando a mentalidade da Igreja.

Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem