Os ensinamentos de Jesus devem ser compreendidos e vivenciados


Mais do que apenas uma data comemorativa, o Natal é uma época propícia a diversas reflexões.

A maneira mais eficaz de se homenagear Jesus é tomar posturas diante da vida, cujos exemplos estão no evangelho do “aniversariante”. Do ponto de vista moral, “o exercício da humildade em todos os sentidos; simplicidade e pureza de coração; visita a orfanatos, asilos hospitais, presídios, enfermos e necessitados de toda sorte” nos fazem vivenciar o “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” enquanto que “entender a Ciência como alavanca do progresso e “irmã” da Religião, cabendo à primeira a revelação e o estudo das leis que regem a matéria e à segunda a revelação e o estudo das leis que regem a evolução do Espírito e a interação entre os dois planos da vida” nos leva à vivência, no aspecto filosófico e científico, do “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Lembremos que todo o esforço do Mestre foi no sentido de nos levar ao progresso intelectual e moral, objetivo maior de termos sidos criados.

Em Torno do Natal, o autor destaca que este progresso seria alcançado por nós mesmo sem o roteiro oferecido por Jesus, uma vez que Deus jamais falha em seus desígnios. Porém, Ele foi o professor que veio para nos mostrar o caminho enunciando as leis divinas que regem nossa evolução através de ensinamentos simples que atendem às nossas necessidades, nos mostrando o que é bom e o que não é para nós. Sem Ele, certamente levaríamos muito mais tempo por desvios tortuosos.

Em Creio em Deus, sim!, destaca o autor a essência das orientações de Jesus, que entre outras coisas traz o amor infinito do Pai para com os seus filhos. A relação entre a Doutrina Espírita e a preocupação do Mestre em nos dar a certeza absoluta da existência de Deus fica claramente evidenciada em “O Livro dos Espíritos”, nas perguntas nº 1 e seguintes. “Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência humana tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior for o que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inteligência superior é que a causa primária de todas as coisas, seja qual for o nome que lhe dêem.”

A compreensão e a vivência destes ensinamentos revividos pelo Espiritismo na condição de 3ª revelação se caracterizam na melhor maneira de homenagear Jesus, não apenas no mês de dezembro, mas sim em todos os dias de nossas vidas.

Fonte: Revista Internacional de Espiritismo/nº 11/dezembro 2006.

A revista Vida Simples – edição 48 – dezembro/2006, traz como matéria de capa o tema “Ame o próximo”.

A matéria aborda alguns dos principais ensinamentos para nosso cotidiano, independentemente de religião e mostra que Seus ensinamentos está ao alcance de nossas mãos.

Em busca da sabedoria de Jesus

 A generosidade deve estar sempre em pauta

 Jesus se reconhecia como um ser humano igual a todos

 A compaixão é um exercício para todos

 Ama o próximo como a ti mesmo

 Superar o ego é uma forma de sabedoria

 A ética é uma só: os fins não justificam os meios

 A não-violência é a resposta à falta de amor

 É melhor ser discreto na hora de fazer boas ações

 Somos todos irmãos...

Por Rodrigo Cavalcante

“Este é um período de grandes oportunidades para refletirmos e praticarmos os ensinamentos de Jesus. Podemos e devemos celebrar a data, de acordo com nossa cultura, sem jamais esquecer de um fator muito importante: nosso sincero agradecimento! Sim, agradecer pela oportunidade da reencarnação, de aprendizado, de evolução moral.

Esta é a melhor maneira de presentear Jesus: com a prece pura, simples e verdadeira, com toda a vibração de amor que nosso coração é capaz de emanar dia-a-dia, além de pedir pelos menos favorecidos materialmente ou espiritualmente.

Desejamos que o verdadeiro sentido do Natal, seja compreendido, sentido e vivenciado em todos os dias de nossas vidas; e que a Luz desta data ilumine àqueles que ainda não têm condições de entender e aceitar os desafios da vida. “

Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem