Sinal especial

Luis XIV, um dos monarcas de França, baseou o seu reinado no direito divino dos reis. O seu foi o reinado do absolutismo monárquico. Celebrizou-se como o Rei Sol e se mostrou indiferente quanto ao futuro do trono e do povo. Tinha por hábito declarar que após ele, viesse o dilúvio. Viveu toda sorte de prazeres e de abusos.

Certa feita, ele recebeu uma denúncia de que se tramava contra o trono. Pediu ao próprio delator que lhe trouxesse a lista dos envolvidos, para que ele os condenasse à morte, por crime contra a pessoa de Sua Majestade. Elaborada a funesta lista, foi-lhe apresentada, sendo que aqueles que conspiravam contra o monarca tinham o seu nome assinalado por uma cruz.

O rei observou, com cuidado, a relação. De repente, pareceu atentar para algo em particular, tomou-se de espanto e largou a lista sobre a mesa de trabalho. Perturbado, declarou: Não posso condenar esses homens. Eles estão com os seus nomes marcados pelo instrumento com que mataram o inocente.

Narra a História que ele a todos perdoou. Apesar de seus tantos desmandos, naquele momento, o rei foi tocado pelo símbolo da barbárie com que pretenderam silenciar a verdade, no episódio do Calvário.

Foi um momento de aprendizado. Uma lição de vida para outras vidas.

À semelhança dele, todos nós, em nossas vidas, defrontamo-nos com momentos de sérias decisões. Quantas vezes teremos agido de forma incorreta, por não nos apercebermos da mensagem do Cristo que nos busca atingir a mente e o coração?

Todos os seres pensantes experimentam tais chances psicológicas de crescimento. São desafios para a própria iluminação e conquista da sabedoria que, infelizmente, nem sempre sabemos aproveitar. Há momentos muito próprios para o aprendizado das lições que a vida oferece. Preciso é que saibamos identificá-los, de forma a lucrar, ganhando maturidade.

Necessário é que nos façamos atentos ao que nos rodeia.

Aqui é um amigo imerso em um mar de dívidas, pela própria incúria. Aprendizado de sensatez para nós. Oportunidade de auxílio que se faz presente. Ali é alguém a chorar as dores de um amor perdido pelo desencadear do egoísmo de que se faz portador. Aprendizado de renúncia e ponderação para nós. Oportunidade de elucidar, convidando-o à tentativa de renovação.

É importante viver intensamente cada momento, florescendo onde nos encontremos, com o que tenhamos, sem tormentos de desejar estar em outro lugar, outro tempo, outra circunstância.

O melhor momento é o que se vive, por se constituir em momento de construção do nosso futuro de felicidade e perfeição.

* * *

Bendize a oportunidade que tens de semear. Amanhã será a hora de recolher.

Aproveita as horas e cultiva a esperança por onde passes.

Lembra que o rio das oportunidades passa e suas águas não retornam nas mesmas circunstâncias, nem nas mesmas situações.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. Lições de vida, do livro Vida: desafios e soluções, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal, e no verbete Oportunidade, do livro Repositório de Sabedoria, v. 1, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
Em 06.02.2008.
Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem