Sobre a Páscoa, ovos e coelho...

Do site CVDEE

A gente aqui recebeu um pedido da Mariana para explicar sobre o que é Páscoa, com as seguintes perguntinhas:

1) Por que ovo?
2) Por que ovo de chocolate?
3) Por que coelho?
4) O que é Páscoa para os Espíritas?

Daí a Gente achou legal falar aqui para vcs também sobre essas questões, a gente espera que vcs gostem, tá legal?! :-)

Booom, primeiro a gente precisa saber um cadinho sobre a história da Páscoa :-)

Há muito tempo, quando só se conheciam as civilizações antigas, antes de Moisés (vocês lembram dele, né?! :-)) , os pastores nômades festejavam a chegada da primavera, aí na na primeira lua cheia da primavera do hemisfério norte eles comemoravam a Páscoa.

Depois de um tempo grande, os judeus passaram muitos anos sendo maltratados no Egito, fazendo trabalhos forçados, como escravos.
Mas, Moisés libertou esse povo, fazendo com que eles saíssem do Egito e ficassem livres. Quando isso aconteceu, eles passaram a comemorar essa liberdade, a passagem para um vida melhor. E essa festa recebeu o nome de Páscoa; porque esse nome 'Páscoa" vem de uma palavra hebraica que significa "Passagem".

Muito mais tarde, na época de Jesus, a Páscoa foi entendida de uma outra forma.

Jesus veio nos ensinar a importância de amar todas as pessoas e fazer aos outros o que gostamos de receber. Mas, muitas pessoas não entenderam, como Jesus era importante e, por isso, ele foi crucificado.

E vocês sabem quando foi a crucificação de Jesus?

Na mesma época em que acontecia a festa da Páscoa.

Jesus ficou crucificado por três dias e quando ele foi retirado da cruz, foi enterrado em um local bem seguro, com uma pedra fechando a entrada deste local, para que o corpo não fosse retirado de lá, durante à noite, por seus amigos.

Guardas ficaram tomando conta do lugar.

Mas depois do 3º dia, Jesus apareceu como um Espírito, para mostrar que foi apenas o seu corpo que morreu. Esse momento foi chamado por muitas pessoas de ressurreição

E Jesus continua presente em nossas vidas, nos ajudando.

Assim, o nome Páscoa foi usado também pra comemorar a Ressureição de Jesus, ou melhor, esse momento em que Jesus mostrou que continua presente na vida da gente.

Agora, vem as perguntinhas :

01) Por que Ovo?

Os ovos simbolizam fertilidade e nova vida. Dá-los de presente significa desejar que a vida se renove para a pessoa homenageada.

Antigamente quando tinha a comemoração da Páscoa, as pessoas davam ovos como presentes.

Eram ovos verdadeiros de aves e a casca era pintada para ficar bonito.

O ovo foi usado pra mostrar a importância da vida, porque muitos animais nascem dos ovos. Um exemplo é a galinha.

02) Por que ovo de chocolate?

Lá por volta de 1828, iniciou-se o desenvolvimento da indústria de chocolate. Depois de 1900, os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro, e como o chocolate não é só gostoso, mas também altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia; trocou-se o costume dos ovos naturais pintados para os ovos de chocolate. E os comerciantes e as indústrias gostaram dessa idéia do chocolate porque as pessoas acabam gastando muito dinheiro comprando chocolate.

3) Por que coelho?

O coelho não bota ovo. Mas a mãe coelha pode chegar a ter mais de 10 coelhinhos de uma única vez e isso acontecer mais de uma vez por ano.

Vocês lembram que Jesus nos mostrou que continua vivo e foi só o corpo dele que morreu?

Pois é, acharam que o coelho podia mostrar a vida também, por ele se reproduzir tanto.

O coelho é um animal esperto, rápido e que nos traz sempre a idéia de alegria e felicidade.

E agora uma coisa muiiito importante pra gente:

4) O que é Páscoa para os Espíritas?

O Espiritismo, embora sendo uma Doutrina Cristã, entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das Igrejas Cristãs. Assim para o Espiritismo não há celebração da Páscoa, mas ele(o espiritismo) respeita as manifestações e as crenças das diversas igrejas cristãs.

Não há essa celebração, porque a gente sabe que é espírito e a gente continua vivo mesmo no dia em que o corpo morre.

Assim sempre há vida. Ela nunca acaba.

E para nós espíritas o importante é lembrar das boas lições que Jesus ensinou.

Procurar ajudar as pessoas e ser alegre todos os dias , mesmo quando não tem festa.

Não importa se a gente não puder comer chocolate, porque a lição mais importante é a gente lembrar que a gente é espírito e que continuará vivo mesmo no dia em que o corpo físico morrer.

E saber e lembrar sempre que Jesus continua sendo um amigo pra gente.

(equipe Site da Gente - www.cvdee.org.br/sitedagente)
Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem