Padre Quevedo



Artigo do Site da FEAL...achei interessante...



01 – O padre Quevedo há alguns anos, teve muito destaque no Programa "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, com um quadro fixo. Volta e meia ele aparece na televisão. Qual sua opinião a respeito?

Apresentado como uma espécie de "Mister M" do psiquismo, a desvendar truques e mistificações, Quevedo é também um prestidigitador. Mobiliza seus esforços em torno da única "mágica" que o empolga: reduzir todos os fenômenos espíritas a simples manifestações da mente humana.


02 – Para ele não existe o fenômeno mediúnico?

Exatamente. Viria tudo do inconsciente de suposto médium. Carlos Imbassahy, o grande polemista espírita, dizia que esse ser interior, desvendado pelo padre, é um grande velhaco, porquanto nunca se identifica. Apresenta-se, invariavelmente, como a alma de um defunto.


03 – O inconsciente seria um deus dentro de nós…

Onisciente e onipotente, capaz de proezas, como vasculhar instantaneamente todas as bibliotecas, habilitando-se a responder qualquer pergunta. Realiza, ainda, intervenções prodigiosas na matéria, como entrar num aparelho de televisão e mostrar-se com morfologia humana, som e animação, a transmitir mensagens. Estudiosos que se debruçam durante anos sobre o fenômeno admitem a manifestação dos Espíritos, em transcomunicação instrumental. O padre, sem se dar ao trabalho da mais elementar pesquisa, conclui que é tudo obra do ardiloso inconsciente.

04 – Como Quevedo explica o médium Chico Xavier?

Diz ser um sensitivo capaz de exercitar intensamente faculdades como a clarividência, a telepatia, a psicometria… Isso lhe permitiria devassar, a intimidade das pessoas que o procuram em busca de notícias de familiares que morreram. A partir dessa assombrosa "varredura psíquica" habilita-se, instantaneamente, a incorporar a personalidade do defunto – suas lembranças, maneira de ser, a terminologia que usava, as datas significativas, a convivência, os afetos, as circunstâncias da morte, a grafia, e até a assinatura; um falsário perfeito! Isso, diga-se de passagem, envolvendo milhares de "mortos" que ao longo de décadas comunicaram-se pelo Chico. Um espanto!


05 – E quando o fenômeno acontece no seio da própria Igreja?

Aí ele diz que é milagre. Há dois problemas: se ele não acredita em milagre e diz o contrário, apenas para evitar problemas com seus superiores, como já aconteceu no passado, incorre em mentira. Se realmente acredita, não é um parapsicólogo, como pretende. A parapsicologia, ciência experimental, não admite a derrogação da lei natural.


06 – E o Espiritismo?

Também não aceita o milagre. O que nos parece milagroso é apenas a manifestação de fenômenos que desconhecemos, no contexto da Natureza. O intercâmbio com o além, por exemplo, é um acontecimento natural, envolvendo pessoas dotadas de sensibilidade para captar o pensamento dos Espíritos desencarnados que vivem numa outra dimensão.

07 – O padre Quevedo tem plena convicção a respeito de suas idéias ou apenas está interessado em combater o Espiritismo?

Respeitáveis pesquisadores, no passado, renderam-se à realidade espírita, a partir de suas experimentações. O fato de Quevedo manter-se irredutível, diante de fenômenos espirituais notáveis, onde se evidencia a presença dos Espíritos, demonstra que ele não está interessado em pesquisar com isenção. Quer simplesmente combater o Espiritismo.

É uma idéia fixa. Felizmente, o efeito é sempre contrário, transformando-o em grande divulgador de nossa doutrina. Por onde passa, desperta interesse em torno do fenômeno.

Pessoas dotadas de um mínimo de bom senso percebem que a realidade apresentada nos princípios codificados por Kardec é muito mais simples e convincente do que as fantasias propostas pelo padre.


08 – Quevedo freqüentemente desafia os Espíritos. Procura demonstrar que tudo não passa de um processo de sugestão. Será ele tão poderoso, capaz de resistir ao assédio das sombras?

O que de melhor pode acontecer para os chamados Espíritos inferiores, que perturbam os homens, é as pessoas não acreditarem em sua existência e influência, facilitando-lhes a ação. Quevedo trabalha em favor dessa idéia. Digamos, portanto, que é, sem consciência disso, um agente desses Espíritos. Obviamente, eles não têm nenhum interesse em causar-lhe embaraços. Certamente até o protegem, advertindo eventuais desafetos. "Não o perturbe. É dos nossos!".




Richard Simonetti 
via Portal FEAL
CELESFA

Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis

2 Comentários

  1. Pode ser até que ele esteja certo... ou não! Quem vai saber? Fala-se muito mas até hoje ninguém provou nada cientificamente. Talvez, talvez! quando a gente morrer possamos saber alguma coisa mais, porém, talvez não.

    ResponderExcluir
  2. A questão de acreditar ou não no espiritismo, de se ter prova científica ou não de sua existência, é uma questão complexa para se discutir por comentários em um blogue. Gostaria de lembra-los que não se prova a existência de Deus, e mesmo assim, a grande maioria da raça humana acredita em sua existência. Dependendo do país, da raça, da língua, dos costumes, da fé dominante, a noção de Deus pode ser diferente da nossa. Ele pode ser chamado de outros nomes, mas a noção da divindade, de um ser supremo, existe desde o princípio dos tempos. Lenda ou não, necessidade ou não, isso não importa. Essa noção existe e é universal. Acredita quem quiser, pois as provas não existem.
    Eu acredito, gosto de acreditar, quero acreditar, mas posso estar errado e Deus não existir,. Aprendi a conviver com esta possibilidade.
    Só saberemos, como disse a Leila, quando morrermos.
    Sobre o padre Quevedo? Ele é uma besta!
    Por que? Para provar que o espiritismo não existe, ele entra em profundas contradições com a fé que propaga, com os milagres de seus santos e até contra Jesus. Jesus disse que quem tiver fé, fará os mesmo milagres que ele. Mas nada “Ecxiste”, principalmente se não for católico. Ridículo!
    Então, se ocorrer um milagre e se não for pelas mãos de um católico, non “ecxiste”...
    Ele é totalmente um bocal. Há anos que não o vejo, mas me lembro perfeitamente e fico nervoso...
    Você ressuscitou um fantasma para mim...
    he he he
    Desculpe o desabafo
    Abraços

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem