Nada muda, se nada mudar


Muitas vezes em conversa com amigos de outras religiões, ouço alguns deles dizerem que para o Espiritismo tudo é mais simples, pois se não fizermos “a coisa” nessa encarnação, poderemos deixar para a próxima e assim ir “empurrando com a barriga” todos os nossos problemas, nossas rusgas pessoais e tudo mais que nos incomode.

“Ah não fez agora, deixa para a próxima”

“Ah, não vou perdoar esse cara nessa encarnação, somente na próxima”

“ Na próxima encarnação vou estudar música”

“ Na próxima encarnação vou mudar e vou aprender a amar”

“Um dia a gente vai mudar, um dia a gente vai fazer, um dia isso , um dia aquilo”. E o tempo passando.....

E eu, ao ouvir algumas pessoas que estudam o Espiritismo a fundo, dizerem isso também, respiro fundo, e vejo que os amigos de outras religiões ao me dizerem o que citei acima, tem em parte, razão em suas observações.

Nós somos muito condescendentes com nossas fraquezas, se nos achamos fracos, corremos no Livro dos Espíritos, não para buscarmos força, mas sim algo que fortaleça as nossas fraquezas e citamos que habitamos num Planeta de Expiação e Provas, que estamos em evolução, que uns possuem mais dificuldades que outros e, que medo, temos ainda que reencarnar várias vezes para podermos melhorar pois, “um dia” .esse Planeta irá mudar...

E sabemos bem: “Nada muda se nada mudar”

Por isso o nome desse artigo, pois nós precisamos mudar, estamos acomodados demais com nossos erros e com nossas fraquezas, estamos acomodados acreditando que a Terra deixará de ser um Planeta de Expiação e Provas porque algo mágico vai ocorrer um dia e, num piscar de olhos, seremos outros seres mais evoluídos mas,” Nada Muda, se Nada Mudar.

Quantas reencarnações ainda teremos que ter para vermos que além de fracos, estamos acomodados nessa fraqueza? Por que esperarmos que um dia a Terra mude, ao invés de já começarmos a trabalhar por essa mudança em nós mesmos? Por que ainda vivermos do futuro se somos, agora no presente, nosso passado e nosso próprio futuro?

“Ah, mas tem pessoas que ainda não conseguem...”

Sim, é verdade, e vamos ajudá-las a conseguir ou vamos ficar de lado, assistindo-as fracassar ou pior, desistir? Somos ação ou não? Somos mudança ou não?

Vamos esperar a próxima encarnação ou vamos tentar fazer algo agora para que quando esse, “Um Dia” chegar, sabermos que fizemos parte dessa mudança, que nos colocamos em ação e por nossa intervenção, a Terra deixou de ser esse Planeta de Provas e Expiação que tanto repetimos ?

Somos fracos, estamos em evolução, muitas coisas não conseguimos realizar, somos isso, somos aquilo, mas Deus acredita em nós, tanto que nos presenteou com um Planeta maravilhoso como a Terra, abençoada pelo mestre Jesus que tanto nos amou e que tanto contribuiu para que mudássemos. Agora, a continuidade dessa mudança depende apenas de nós, e se Deus nos presenteou com tantos bens, é porque nos acha fortes o suficiente para vencermos as barreiras que nos mesmos levantamos, a barreira de nossas fraquezas.

É hora de trabalharmos nós mesmos, pois nada muda em nós, se nós não tentarmos mudar.

Simone Nardi
CELESFA

Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem