Animais , seres inteligentes em processo de evolucao

Injusto seriamos em chamar todos os animais de irracionais, visto que, como criaturas divinas, estão em contínuo processo evolutivo, crescendo em inteligência a medida que evoluem de especie em especie, até atingir o estágio de hominal (pelo menos em nosso plano é o estágio mais evoluido para a escala animal)
 
Os cães podem farejar situações injustas e apresentar uma emoção simples, similar à inveja ou ciúmes, afirmam os pesquisadores. "Estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que os cachorros se lambem ou se coçam e agem de modo estressado, quando se veem sem os prêmios dados a outros cachorros.” (1) O cientista austríaco, Friederike Range, da Universidade de Viena, liderou o estudo sobre emoções caninas e atesta que certos animais possuem um sentimento ou emoção mais complexa do que, normalmente, atribuiríamos a eles.

Muitas pesquisas demonstram que os animais são mais inteligentes do que se imagina. Alguns dão, até, sinais de consciência. "O imaginário construído em torno da idéia do filósofo francês, René Descartes, no Século XVII, de que os animais seriam como máquinas, desprovidos de emoção e pensamento, persistiu, até o Século XX, mas essa idéia foi sepultada por estudos recentes, a exemplo do que foi publicado na Universidade Saint Andrews, na Escócia. Os pesquisadores dessa Universidade confirmaram que os animais não estão tão distantes de nós em uma habilidade considerada, exclusivamente, humana: a linguagem; tese, essa, corroborada por Irene Pepperberg, pesquisadora da Universidade Brandeis, nos Estados Unidos, uma das pioneiras no estudo da inteligência animal.” (2)

Sob a lupa kardeciana, segundo os Espíritos, a inteligência humana, se comparada entre alguns homens e certos animais, percebe-se, muitas vezes, que é notória a inteligência superior dos animais. Por isso, é difícil estabelecer uma linha de demarcação em alguns casos. Porém, ainda assim, o homem é um Ser à parte, que desce, às vezes, muito baixo [irracionalidade] ou pode elevar-se muito alto. "É bem verdade que o instinto domina a maioria dos animais; mas há os que agem por uma vontade determinada, ou seja, percebemos que há uma certa inteligência animal, ainda que limitada." (3)

A Doutrina Espírita defende a tese de que os animais têm linguagem própria. Não uma linguagem formada de palavras e de sílabas, mas um meio de se comunicarem entre si. Eles "dizem" muito mais coisas do que supomos, lembra Kardec, mas "a sua linguagem, obviamente, é limitada, como as próprias idéias, às suas necessidades.” (4)

Os animais, sendo dotados da vida de relação, têm meios de se prevenir e de expressar as sensações que experimentam. Destarte, "o homem não tem o privilégio exclusivo da linguagem, pois que a dos animais é instintiva e limitada pelo círculo exclusivo das suas necessidades e das suas idéias, enquanto a do homem é perfectível e se presta a todas as concepções da sua inteligência.” (5)

Sobre a questão do "livre-arbítrio" dos animais, recordemos que eles não são simples máquinas, embora sua liberdade de ação seja limitada pelas suas necessidades, e, logicamente, não pode ser comparada ao do humano. Os animais, sendo inferiores ao homem, não têm os mesmos deveres, mas eles têm liberdade sim, "ainda que restrita aos atos da vida material.” (6) 
 
Nesse tópico, considerando que "os animais têm uma inteligência que lhes dá uma relativa liberdade de ação, neles há uma espécie de alma" (infinitamente inferior à do homem) (7) 
 
Sobre isso, o Espiritismo explica, afirmativamente, essa realidade e expõe que "esse princípio sobrevive ao corpo físico após a morte" (8), ou seja, a alma dos animais "conserva, após a desencarnação, sua individualidade; porém, não a consciência de si mesma, apenas a vida inteligente permanece em estado latente." (9) 
 
“Fica em uma espécie de ‘erraticidade’, pois não está unida a um corpo, mas não é um Espírito errante, posto que o Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o Espírito dos animais não tem a mesma faculdade. Ressalte-se que é a consciência de si mesmo que constitui o atributo principal do Espírito humano. O Espírito do animal é classificado, após a morte, pelos Espíritos incumbidos disso, e utilizado quase imediatamente, não dispondo de tempo para se pôr em relação com outras criaturas no além.” (10)

Em verdade, a inteligência é, assim, uma propriedade comum, um ponto de encontro entre a alma dos animais e a do homem. Todavia, os animais não têm, senão, a inteligência da vida material; nos homens, "a inteligência produz a vida moral. Essa é, sem dúvida, uma diferença fundamental.” (11) 
 
Explicam-nos, os Benfeitores, que os animais "retiram o princípio inteligente do elemento inteligente universal.” (12) 
 
A inteligência do homem, também, provém da mesma fonte, "mas, no homem, ela passou por uma elaboração que a eleva sobre a dos brutos.” (13)

Podemos deduzir que o pensamento não é uma característica, apenas, humana. Os animais pensam, mas não raciocinam; os animais têm memória, e recorrem a ela; aprendem com o acerto e com o erro, e não com o raciocínio. Evidentemente, não conseguem teorizar, abstrair, prever eventos, solucionar problemas, mas são, de fato, mais inteligentes do que imaginamos. 
 
Estão em processo de evolução e, nesse sentido, devemos “considerar que eles [os animais] possuem, diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como, por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita. 
 
No quadro exíguo dos nossos conhecimentos, busquemos uma figura que nos convoque ao sentimento de solidariedade e de amor, que deve imperar em todos os departamentos da natureza visível e invisível. O mineral é atração. O vegetal é sensação. O animal é instinto. O homem é razão. O anjo é divindade. Busquemos reconhecer a infinidade de laços que nos unem nos valores gradativos da evolução e ergamos, em nosso íntimo, o santuário eterno da fraternidade universal." (14)


FONTES:
(1) Disponível em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/12/08/cachorros_demonstram_inveja_ciume_diz_estudo-586900143.asp
(2) Disponível em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI9477-15224,00-O+QUE+OS+BICHOS+PENSAM.html
(3) Kardec, Allan. O Livro dos Espiritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2001, perg. 592
(4) Idem perg. 594.
(5) Idem idem.
(6) Idem perg. 595.
(7) Há, entre a alma dos animais e a do homem, tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus.
(8) Idem perg. 597-a
(9) Idem perg. 598
(10)Idem perg. 600
(11)Idem perg. 604-a
(12)Idem perg. 606
(13)Idem perg. 606
(14)Xavier, Francisco Cândido. O Consolador, Rio de Janeiro: Ed Feb, 1995, perg.79
Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

3 Comentários

  1. boa tarde Geraldo??

    muita pessoas pensam que animais são apenas seres irracíonais,nada disto,são espíritos em evolução,nossos irmãos menores e como tal devem ser tradatos com carinho e respeito pois todo espírito é caro para Deus.
    assim como cuidamos do aprendizado de nossas crianças devemos educar e encaminha nossos pequenos animais(irmãos menores)que muitas vezes são muito maires que nós,e quando nosso senhor manda um animal a nossa porta devemos agradecer pois estaremos entrando em sintonia com aquele espírito, evoluindo junto com ele,pois para tudo há uma finalidade...
    estudo no CELE e minha instrutora levantou a questão,"quem é feliz totalmente",bem foi respondido que ninguém o é totalmente,na hora fiquei pensando "mas eu sou!!" mas me calei,
    hoje lendo tudo que meu mentor manda eu ler e mais lendo tudo que o pessoal do CELE me indica te respondo ,"FINALIZO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA FELIZ,pois sou abençoada com a palavra da espíritismo que veio a alimentar meu espírito,portanto sou feliz totalmente todos os dias,e sou feliz pois foi atravéz da dor da perda de meu amado Dodinho(gatinho)que cheguei até o Cele.hoje durmo em paz com 5 cães e 6 gatinhos,antes dizia meus filhos ,hoje os chamo de maninhos...
    te pergunto Geraldo,"quem não é feliz com tamanha benção??"
    somos felizes apartir da hora que vemos o amor que recebemos a cada minuto.e temos nosso mentor e os espíritos de luz que o acompanham em zelar por nós em nossa jornada,nossos irmão menores tem os espíritos de luz que zelam por eles,então faça a conta os meus e os deles,SOU ABENÇOADA ,POIS MINHA CASA É CHEINHA DE IRMÃOS NOS TRAZENDO PAZ E LUZ...
    um abraço carinhoso e com amor no coração agradeço a São Francisco de Assis
    por zelar por todos nós espíritos.

    Paz e Luz

    ResponderExcluir
  2. Grande Geraldo, pode ser, mas existem controvérsias, vou publicar um post hoje contrariando esta tese .... rsrsr

    ResponderExcluir
  3. Geraldo,uma oração para nosso mentor.
    E não existe controvérsias para quem estuda e acredita na vida após a vida,somos todos iguais perante Deus,e acreditar que Deus fez o universo somente para nós é como acreditar que a carne alimenta a carne...
    sendo que espírito alimenta espírito com a fé no nosso criador..


    ORAÇÃO DOS ANIMAIS

    Meu São Francisco de Assis
    Protetor dos animais
    Olhai por nós que rogamos
    Vossa bênção e muita paz.

    Olhai os abandonados
    Sofrendo agruras nas ruas
    E os que puxam carroças
    Açoitados nas ancas nuas.

    Pelos pobres passarinhos
    Que não podem mais voar
    Presos em rudes gaiolas
    Só porque sabem cantar.

    E as cobaias de laboratório
    Que sofrem dores atrozes
    Em experiências terríveis
    Que lhes impõem seus algozes.

    Pelos que são abatidos
    Em matadouros insanos
    Para servir de alimento
    Aos que se dizem humanos
    Olhai os que são perseguidos
    Sem piedade nas florestas
    Só por causa da ambição
    Dessas caçadas funestas.

    Pelos animais de circo
    Que não têm mais liberdade
    Presos em jaulas minúsculas
    À mercê de crueldade.

    Olhai os bois de rodeio
    E os sangrados nas touradas
    Barbárie e crimes impostos
    Por pessoas desalmadas.

    Pelos que têm de lutar
    Até a morte nas rinhas
    Quando o Homem faz apostas
    Em transações tão mesquinhas.

    Olhai para os que são mortos
    Nos macabros rituais
    Em altares religiosos
    Que usam sangue de animais.

    Meu bondoso protetor
    Oro a vós por meus irmãos
    Para que sua dor e tristeza
    Não sejam sofrimentos vãos


    paz e luz para nós todos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem