Progresso e vida

Quem lance na Terra ligeiro olhar para a retaguarda de oito lustros se espantará certamente em verificando o progresso dentro do qual a vida planetária vai marchando, aceleradamente, para o futuro melhor.
Carta de Chico Xavier (1961)Image by coisasantigas via FlickrAinda assim reconhecerá que as exigências de ordem espiritual não se alteraram muito no curso do tempo.
O homem de hoje dispõe fartamente da televisão pela qual consegue, se o deseja, contemplar de perto as ocorrências do mundo, no entanto, não possui autoconhecimento bastante para analisar-se de modo construtivo.
Inventa computadores que o auxiliam efetuando prodígios de informação e de cálculo, mas ainda não conhece, nas engrenagens perfeitas em que se expressam as leis de causa e efeito que lhe presidem a experiência e o destino.
Utiliza a energia nuclear, todavia, ignora ainda toda a extensão dos poderes do espírito.
Realiza voos espaciais aplicando os princípios da astronáutica, entretanto, é compelido a receber aulas de relacionamento humano a fim de harmonizar-se com os vizinhos que não lhe adotem o modo de pensar ou de crer.
Vacina-se contra a poliomielite, mas não consegue, por enquanto, imunizar-se contra os perigos do ódio e do ressentimento, da discórdia e do desespero.
Desfruta os recursos do subsolo, até mesmo do próprio mar, e descobre minas de nitrogênio nos céus que o rodeiam, no entanto, não sabe manejar, senão muito imperfeitamente, os valores da alma.

******
Compreendamos que a Humanidade atual efetua proezas admiráveis em todos os domínios da natureza física, mas é necessário que os nossos corações se adaptem às leis do bem que Jesus nos legou, de modo a irmanar-nos e a respeitar-nos uns aos outros, sem o que o lazer na Terra ser-nos-á fator desencadeante de tédio e deliquência e a grandeza exterior se nos erguerá em soberbo palácio – onde prosseguiremos sofrendo à mingua de amor.

Emmanuel psicografado por Chico Xavier para a  coluna intitulada Missão dos espíritas, publicada na coluna dominical "Chico Xavier pede licença" do jornal Diário de S. Paulo, na década de 1970.

Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, estudante de Psicologia Junguiana e interessado em saúde holística e bem-estar integral. Neste blog, compartilho conhecimentos e experiências com o objetivo de ajudar você a equilibrar mente, corpo e espírito. Vamos juntos explorar maneiras de viver de forma mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e o universo.

1 Comentários

  1. Olá Geraldo querido!
    É a evolução dos conhecimentos externos em contraponto com a regressão dos valores e auto conhecimento... O homem busca explicações naquilo que o cerca, mas continua um desconhecido pra si mesmo. Enquanto não tivermos consciência de que precisamos conhecer a nós e nos reconhecer como peças fundamentais e transformadoras deste mundo, caminharemos cegos pela vida.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem