Paralisia do Sono Segundo o Espiritismo


Cientificamente, a paralisia do sono é uma paralisia temporária vivida no momento após o acordar ou, mais raramente, antes de adormecer. Ela é uma parte natural do sono REM, sendo que o cérebro acorda, mas a paralisia corporal persiste, deixando a pessoa temporariamente incapaz de se mover, podendo ser acompanhada pelas chamadas alucinações hipnagógicas (auditivas, visuais, táteis ou olfativas). Quem já viveu a paralisia do sono a retrata como se fosse um sonho, por isso, é muito comum ouvir relatos de pessoas que alegam ter visto a si mesmas deitadas na cama sem poder se mover. Mas será que há também uma explicação espiritual para o fato?

Para essa vertente de explicação, dois princípios devem ser levados em conta: o ser humano é dual e os espíritos estão por toda parte. Dual porque diz-se que “durante a evolução cronológica e biológica, o ser humano pode passar a prever experiências que o preparam para vivenciar uma experiência entre os dois plano espirituais. Resumindo, os episódios da paralisia do sono seriam uma espécie de treinamento para o espirito que está encarnado junto ao corpo”. Essa preparação diz respeito, especificamente, ao desdobramento astral. Em relação à afirmação de que os espíritos estão por toda parte, ela “vem para explicar situações que acontecem durante a paralisia do sono, como sentir a presença de alguém ou ouvir vozes e sons. Isso porque de fato, os espíritos estão em todo lugar e eles podem propiciar sensações e vivências positivas ou negativas”.

Em decorrência desses princípios, pode-se concluir, em primeiro lugar, que a paralisia do sono é uma espécie de desdobramento incompleto, uma linha entre o sono e o despertar, “quanto faculdades típicas do espírito desencarnado operariam conjuntamente ou de forma perturbada com as faculdades sensoriais do encarnado. Nessa condição, a pessoa passa a ver ou interpretar de forma extravagante a presença de espíritos”. Aqui, importante dizer, não trata-se de um processo de obsessão.

Seus efeitos podem ser atenuados com conhecimento, ou seja, entender do que se trata espiritualmente é uma forma de prevenir a ocorrência da paralisia do sono. Ela é um estado em que a pessoa se encontra semi-desperta e, se tiver conhecimento, pode e deve pedir por proteção. É o que demonstra Kardec em “A Revista Espírita”, julho de 1859, Discurso de encerramento do ano social 1858-1859:

Ensinam os nossos estudos que o mundo invisível que nos circunda reage constantemente sobre o mundo visível e no-lo mostram como uma das forças da natureza. Conhecer os efeitos dessa força oculta que nos domina e nos subjuga malgrado nosso, não será ter a chave de muitos problemas, as explicações de uma porção de fatos que passam despercebidos? Se esses efeitos podem ser funestos, conhecer a causa do mal não é ter um meio de preservar-se contra ele, assim como o conhecimento das propriedades da eletricidade nos deu o meio de atenuar os desastrosos efeitos do raio? Se então sucumbimos, não nos poderemos queixar senão de nós mesmos, porque a ignorância não nos servirá de desculpa. O perigo está no império que os maus Espíritos exercem sobre as pessoas, o que não é apenas uma coisa funesta do ponto de vista dos erros de princípios que eles podem propagar, como ainda do ponto de vista dos interesses da vida material”.

Sendo assim, conclui-se que a paralisia do sono, além de sua explicação física, tem bases espirituais que consistem no desdobramento do encarnado enquanto ser material e imaterial, levando-o ao plano astral e que, assim, pode o deixar a mercê de espíritos com sentimentos pouco nobres, resultando em uma semiconsciência angustiante, em que a prece e o conhecimento podem ser bálsamos protetores contra a atuação desses irmãos desencarnados.
FONTES:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono
https://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/paralisia-sono-visao-espirita/
https://blogjornalnovaera.wordpress.com/2016/10/26/paralisia-do-sono-visao-espirita/
http://eradoespirito.blogspot.com.br/2015/10/esboco-de-explicacao-espirita-para.html

Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem