Gratidão na Doutrina Espírita

A palavra gratidão tem sua origem no latim “ gratia” que tem seu significado na palavra graça ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável.

Qualquer coisa pode ser motivo para reclamar ou agradecer, o que fará toda a diferença em nossas vidas será a nossa escolha. Todos podemos e devemos mudar a sintonia da reclamação para o agradecimento.

Quem só reclama e lamenta está perdendo a oportunidade de agradecer, de fazer algo útil na existência e em estar em freqüência com energias positivas.

A insatisfação gera sentimentos negativos que atrapalham o nosso caminhar. Nunca estar satisfeito com o que se é ou com o que possui acaba produzindo sintonia com energias inferiores e negativas.

Na questão 937 do O Livro dos Espíritos, quando Kardec questiona os espíritos sobre a ingratidão : “ A ingratidão é filha do egoísmo e o egoísta topará mais tarde com corações insensíveis , como o seu próprio foi. Lembrai-vos de todos os que hão feito mais bem do que vós, que valeram muito mais do que vós e que tiveram por paga a ingratidão.”

Nossos sentimentos são resultados dos nossos pensamentos. Devemos ter a percepção que o primeiro sentimento do Evangelho é o sentimento de reverência e gratidão ao criador de nossas vidas: Deus.

Devemos atentar para o que é positivo, registrar as coisas simples e boas, fazer contas de todas as dádivas já recebidas. Semelhante atrai semelhante, reencarnações após reencarnações vamos formando as nossas vidas ao nosso redor de acordo com os nossos pensamentos.

A vida oferece muito mais motivos para agradecer, quem é grato se torna uma pessoa melhor, que atrai o há de melhor. A gratidão faz bem a saúde , é sintonia plena com o plano superior da vida, nos torna felizes e positivos.

Conforme elucida o Evangelho segundo o Espiritismo no capitulo XXVIII no item 28: “ O homem esquece facilmente do bem, para, de preferência, lembrar-se do que o aflige. Se registrássemos diariamente os benefícios de que somos objeto, sem os havermos pedido, quase sempre ficaríamos espantados de termos recebido tantos e tantos que se apagaram da nossa memória com a nossa ingratidão.” É recomendado essa sintonia de percepção com todas as coisas boas que recebemos e aprendemos diariamente, entrar em sintonia com Deus, manter o equilíbrio e a paz intima.

A gratidão é o medicamento do espírito e o sentimento de almas elevadas. Com a disciplina, controle dos nossos pensamentos e atitudes, abandono do costume de reclamar e foco no propósito da vida entramos em conexão direta com os planos elevados e passamos a ter uma postura otimista na vida.

Carecemos de sermos gratos para evoluir. O Espiritismo nos ensina a cultivar a semente do bem em nós mesmo e no nosso próximo. O homem nasceu com a sina do progresso.

Vamos caminhando com muitas energias positivas reconstruindo nossos pensamentos e ações através da gratidão.

“ A gratidão torna o mundo e as pessoas mais belas e mais queridas.” ( Joanna de Angelis)
Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem