Em 24 de Agosto de 1954 - O presidente Getúlio Vargas suicidou-se. Gaúcho de São Borja, Vargas atirou contra o próprio peito, no quarto dele, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.
Em 30 de julho de 1998, a escritora espírita Wanda Canutti, publica o livro Getúlio Vargas em Dois Mundos Obra recebida do Espírito Eça de Queirós pela mediunidade de Wanda A. Canutti. Revisão e Posfácio: "Espiritualmente Renovado, o velho Eça de Volta", de autoria do Dr. Elias Barbosa
É uma obra que percorre importantes e polêmicos fatos da História, da época em que Vargas foi presidente do Brasil. Mas vai além. Descreve seu retorno ao plano espiritual pelas portas do suicídio; o demorado restabelecimento das forças e da consciência, até ser capaz de analisar o encadeamento dos fatos de sua última trajetória terrena, intimamente relacionados com amigos e desafetos de tempos imemoriais.
Ditado pelo espírito Eça de Queirós, a obra surpreenderá o leitor mais familiarizado com a extensa obra deixada pelo grande Eça há quase um século. Palavras do autor espiritual: "Sem querer ser imodesto, muitos apreciarão nosso livro, basta que não queiram encontrar nele o outro Eça de Queirós, que nunca encontrarão. Já pensaste se, após muito ter sofrido, aprendido e me esforçado fizesse uma repetição do que já fiz apenas para agradar àqueles que ficam procurando detalhes para comparar, se nada daquela obra, agora, está de acordo com meus novos objetivos? Por que novamente repetir o que aqui ficou? Por que querer imitar o Eça de então, se o Eça de agora é outro?" Leia o livro, confira os argumentos do autor e julgue você mesmo.
AGRADECIMENTOS
Quem somos nós, seres pequeninos e insignificantes diante da grandeza do Universo e da Sabedoria e Onipotência Divinas, para dispor do que já estava disposto por mãos Maiores? Este livro, o quinto recebido no conjunto de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos, e que já acumula um número considerável de volumes, na verdade, deveria ter sido o primeiro.
Entretanto, se por razões que aqui não são pertinentes, ele não o foi na ordem de recepção, o planejado se cumpre na ordem de publicação. Depois de uma espera que não foi pequena, porque as dificuldades sempre se fazem, eis que ele vem à luz, trazendo a sua contribuição para o esclarecimento das verdades espirituais, aquelas das quais ninguém foge e com as quais todos devem se deparar um dia, trazendo, também, muita alegria a Eça de Queirós, por ver quitado o compromisso assumido no Mundo Espiritual, com o protagonista deste livro, que desejava trazer a público a sua história, a que foi além dos anais deste País, a que foi além da História conhecida por todos. Se este momento está sendo possível, cumpre-nos agradecer, em primeiro lugar, a Deus e a Jesus que nos permitiram realizar essa tarefa, a Eça que a colocou em nossas mãos e tem sido um amigo sempre presente, aos benfeitores espirituais que tanto nos têm amparado e protegido, e a todas as pessoas que, de uma forma ou outra, colaboram conosco.
Dentre estas, porém, ressalto o senhor Amélio Fabrão Fabbro Filho, amigo que sempre se interessou por esse trabalho, apoiou a sua realização, e foi o responsável pelo abrir de portas a essa obra que começa a cumprir os objetivos para os quais foi trazida até nós, os encarnados. Ainda mais, foi o instrumento do qual a Providência Divina se utilizou para forjar um "acaso", a fim de que o planejado se cumprisse e nós tivéssemos, das mãos do Dr. Elias Barbosa, baluarte da Doutrina Espírita, o excelso estudo que realizou sobre o autor espiritual, Eça de Queirós, de cuja identidade ele nunca duvidou, e a quem desejo expressar também o meu agradecimento eterno.
Wanda Araraquara, 30 de julho de 1998