A história de Judas, ele realmente traiu Jesus?



A vida e morte desse apóstolo já foi assunto de várias psicografias, mas as que eu vamos tomar como base pra esse texto são os livros Boa Nova e Crônicas de Além Túmulo, ambos do Espírito
Humberto de Campos, e o poema “Amor e Perdão”, presente no livro Coração e Vida, do Espírito Maria Dolores. Obras que foram todas psicografados por Chico Xavier.

Primeiro, é importante lembrar que os apóstolos não foram escolhidos por acaso. Jesus não escolheria os maiores e melhores que encontrasse porque, como ele mesmo disse, os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os doentes. Os apóstolos não eram perfeitos, mas eram bem intencionados.

Judas se encaixa nessa categoria e, de fato, já li em algum lugar que ele foi escolhido como apóstolo antes mesmo de encarnar. Porém, Judas nem sempre entendia Jesus. Quando Jesus falava de seu reino, Judas pensava que esse reino seria na Terra. Quando Jesus falava de amor e compaixão pra conquistar seus objetivos, Judas achava que a melhor opção seria uma revolução, para libertar Jerusalém e conquistar o que ele achava que seria o Reino do Senhor.

Vendo que Jesus era, ao seu ver, muito generoso e humilde para usar a força, Judas bolou um plano. Ele entregou Jesus aos sacerdotes por 30 moedas de prata; enquanto Jesus estivesse preso, Judas lideraria a revolução de tomada de Jerusalém e, quando alcançasse o triunfo, libertaria Jesus e entregaria o seu trono.

Os sacerdotes, porém, enganaram Judas, que não sabia que o seu ato levaria Jesus a um sofrimento maior que a prisão. Quando percebeu o seu grande erro e a traição dos sacerdotes, Judas tentou devolver as moedas, mas nada podia ser feito. De longe, ele observou o caminho do mestre até Calvário e, enchendo-se de remorso, decidiu se enforcar. Judas morria enquanto Jesus sofria na cruz.

Um anjo veio até Jesus e o informou do suicídio de Judas. Então, Jesus, após seu desencarne, foi até o apóstolo no umbral. Judas se encontrava em tanto sofrimento e perturbação que nem ao menos reconheceu o mestre. Por três dias, Jesus cuidou de Judas até finalmente conseguir fazê-lo adormecer e receber os cuidados que o seu espírito adoentado pelo suicídio precisava.

Três dias… isso não te lembra alguma coisa? Acho que tu já ouviu falar de “foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia”, né? Entendeu aonde eu quero chegar? Apesar do Espiritismo não considerar como válida a ideia da ressurreição, Jesus realmente voltou à Terra depois dos três dias que passou com Judas na “mansão dos mortos”, ou seja, no umbral.

Essa história nos ensina muita coisa que costumamos sempre esquecer: amar o próximo como a ti mesmo, perdoar as ofensas, não atirar a pedra, etc. Judas amava Jesus e seu erro não foi a traição intencionada, mas a pouca fé nos planos do Senhor e o suicídio. E, até hoje, nós vemos por aí a tradição da Malhação de Judas, muito criticada pelo Espiritismo.

Judas costuma vir à Terra, nos dias em que se comemora a Paixão de Nosso Senhor, meditando nos seus atos de antanho. — Crônicas de Além Túmulo, Rio de Janeiro: FEB, 2009, 16ª edição, página 40.
Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem