Diga sim a vida


Estamos atravessando tempos difíceis de aferições de valores. Cada um dos habitantes do orbe terrestre, encontra-se em processo de possibilidades de transformações pessoais de grandes magnitudes. Uns com chance de desenvolvimento e consolidação de valores acalentados há séculos. Outros buscando arregimentar condições de prosseguir evoluindo dentro de um ambiente mais acolhedor, menos sofrido, mesmo que para isso tenham que se dispor de grandes sacrifícios e resignação.

O mundo oferece as mais variadas possibilidades do exercício do livre-arbítrio, pois com o desenvolvimento do pensamento, da tecnologia, da cultura, das leis e da liberdade, o Ser se encontra na realidade diante de si mesmo. Mais do que nunca a pergunta: quem sou eu, o que estou fazendo aqui e para onde seguirei após tudo isso?

Faça a escolha certa


Se faz necessária uma resposta íntima, oferecendo àquele que busca encontrar o seu caminho diante deste cenário desafiador. É aquela assertiva do Cristo: muitos os chamados e pouco os escolhidos. Na realidade pensamos que poucos se escolhem realmente.

Hoje não vale ser morno em nossas atitudes. Sendo frios a vida tomará para si as decisões que não conseguimos tomar e a evolução seguirá o seu rumo norteada pela lei do carma e pela misericórdia do Criador. Mornos perderemos a oportunidade de redimirmos diante de nós mesmos, prosseguiremos também dentro das mesmas diretrizes; e quentes buscaremos um destino de maior grandeza nos libertando das amarras que nos prendem a retaguarda.

Em qualquer um dos três aspectos que decidirmos, estaremos sempre debaixo do olhar misericordioso do Senhor da Vida, porém responsabilizados pelas escolhas.

Aproveite as oportunidades


O cenário atual é de grandes oportunidades em vários sentidos: desenvolver o espírito de fraternidade diante das dores libertadoras dos semelhantes, curando-nos da indiferença e da frieza afetiva, auferindo outros patamares de compreensão e respeito; dos aparentes fracassos à humildade do recomeço, alicerçado no autoperdão e na resiliência; na angústia da escassez, a resignação ativa na esperança e na fé.

O momento presente é farto de oportunidades de libertação em todas as áreas de desenvolvimento das virtudes inatas de cada um herdadas do nosso Pai na sua imanência, manifesta em seus filhos. A grandeza de cada um consiste em tomar consciência disso e de maneira ativa e espontânea a assumir a herança outorgada pelo senhor da vida, buscando viver as suas leis cósmicas. Não existe nestas leis fugas das obrigações sem a responsabilidades do compromisso. Cada um é chamado a assumir a sua vida e deixar de ser um peso na existência do orbe, oferecendo o que já consegue oferecer, ainda que seja o mínimo à vista dos outros.

Faça o seu melhor


No seu lar, no trabalho, em um leito (pelas preces, pensamento de gratidão), em qualquer situação, faça o seu melhor. Não há como pensar em vida melhor, tanto no mundo material, quanto espiritual, sem o cumprimento do dever. É ilusão pensar que daremos um “jeito” em coisas sagradas. A vida é sagrada em sua essência. Receberemos sempre de acordo com o respeito a essa fato.

Fugas pela deserção não coadunam com esse sentimento. Sofrer, ter desilusões fazem parte da existência neste mundo escola. O aprendizado, os esforços de superação, as conquistas, os amores trazem alegria e paz à consciência. Tudo nessa vida é transitório, somente as conquistas no bem tornam-se permanentes na vida de cada um.

Momento de decisões


O momento é de determinação. Não cabe mais atitudes mornas. Havemos que ser quentes ou frios como nos ensinou o Cristo. Cada um necessita perceber o seu “calcanhar de Aquiles”, e buscar a superação nas vivências do dia a dia que nele observarmos. É o momento de aprendizado, superação e conquistas, para nos tornarmos merecedores de um mundo melhor. Estamos provavelmente no período mais escuro da noite, mas bem próximo do amanhecer. Momentos de decisões importantes para o nosso destino.

Diga sim à vida


O grande lance evolutivo de possibilidades o Criador já deu como graça a seus filhos. Para o complemento da obra em cada um, é importante a participação consciente daqueles que se candidatam à libertação das amarras que nos prende a retaguarda e nos colocarmos como filhos de Deus, em busca da união eterna com o Pai.

Teremos sim muitas oportunidades, mas este é o momento especial de cada um. Para tanto teremos que dizer sim à vida, nos precavermos contra a rebeldia e permitir que a fé e o trabalho nos liberte do vai e vem das encarnações inferiores, nos candidatando a viver em um mundo melhor.

Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem