Vivenciando a Quaresma à Luz da Doutrina Espírita

Blog do Cele

Aproximando-se o período da Quaresma, é natural que as reflexões sobre seu significado e prática se intensifiquem. Para muitos, a Quaresma é um momento de jejum, abstinência e preparação espiritual para a celebração da Páscoa. No entanto, sob a ótica da Doutrina Espírita, essa prática adquire nuances diferentes e igualmente significativas.

Ao contrário da visão tradicional, que enfatiza o sacrifício de Jesus e a necessidade de penitência, para os espíritas, a Quaresma representa uma oportunidade de reflexão profunda sobre os ensinamentos do Cristo e sua aplicação prática em nossas vidas.

1. Jesus como Guia e Modelo

Enquanto muitos enxergam Jesus como um salvador que realizou um sacrifício, para os espíritas, ele é visto como um guia e modelo a ser seguido. Seus ensinamentos não se limitam a um período específico do ano, mas são constantemente aplicáveis em nossas jornadas individuais. Ele nos apresenta um caminho de amor, compaixão, perdão e serviço ao próximo.

2. Purificação Interior

A ênfase durante a Quaresma, segundo a visão espírita, não está na abstinência física, mas na purificação interior. Mais do que simplesmente evitar alimentos ou práticas específicas, trata-se de promover uma limpeza dos pensamentos, sentimentos e atitudes que nos afastam da vivência dos ensinamentos de Jesus. É o jejum dos maus pensamentos, o desapego dos sentimentos inferiores e a busca constante pela elevação espiritual.

3. Evangelho como Guia

O Evangelho de Jesus é apresentado como o guia seguro para uma vida feliz e plena. Nele encontramos orientações claras sobre como conduzir nossas relações sociais, lidar com os desafios do dia a dia e cultivar virtudes como a compaixão, a paciência e a humildade. É um manual que nos convida a uma transformação interior constante, não apenas durante a Quaresma, mas em todos os momentos de nossas vidas.

4. Respeito às Tradições

Embora os espíritas não adotem as práticas tradicionais da Quaresma da mesma forma que outras religiões cristãs, eles respeitam as tradições de cada um. Reconhecem a importância do período para muitos fiéis e valorizam a busca espiritual que ele representa. No entanto, enfatizam que a verdadeira transformação espiritual vai além de rituais externos e está enraizada na vivência diária dos ensinamentos de Jesus.

5. Uma Quaresma Permanente

Por fim, a Doutrina Espírita nos convida a transformar a Quaresma em um estado de consciência permanente. Em vez de limitar nossa busca espiritual a um período específico do ano, podemos viver todos os dias como se fossem uma oportunidade de renovação e crescimento interior. Assim, cada momento se torna uma oportunidade de nos aproximarmos mais da essência do Evangelho e de nos tornarmos verdadeiros seguidores dos ensinamentos de Jesus.

Em resumo, a Quaresma à luz da Doutrina Espírita é mais do que um período de abstinência e preparação para a Páscoa. É uma oportunidade de mergulhar profundamente nos ensinamentos do Cristo, purificar nossos corações e viver de acordo com os princípios do amor, da compaixão e da fraternidade. Que possamos aproveitar esse tempo para fortalecer nossa conexão com o divino e nos tornarmos instrumentos de paz e transformação no mundo.

Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem