Êxito de Bezerra de Menezes vai na contramão

Filme amplia circuito no momento que a produção nacional encolhe no mercado

Glauber Filho anda rindo à toa. O professor do curso de comunicação na Universidade Federal do Ceará é um dos co-diretores (com Joe Pimentel) de Bezerra de Menezes. Sem muita mídia, o filme estreou na semana passada para seguir uma tendência oposta à da produção brasileira recente. Pesquisas apontam para uma diminuição da participação nacional no próprio mercado. De 22% em 2003, os filmes brasileiros hoje ocupam um espaço bem mais reduzido, 6,09%.


Veja o trailer de Bezerra de Menezes 


O circuito encolhe, os números caem. Na contramão, Bezerra de Menezes bateu no primeiro fim de semana filmes que tiveram mais destaque na imprensa, como A Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins, e Os Desafinados, de Walter Lima Jr. Com 1.200 espectadores por cópia, fez 50 mil espectadores de sexta a domingo. Manteve alta média durante a semana e a conseqüência é que as 44 salas que exibiam Bezerra viram 52, incluindo, a partir de hoje, o Shopping Eldorado, em São Paulo. 


O filme nasceu de uma encomenda feita aos diretores pela Associação Estação da Luz, do Ceará. A idéia inicial era fazer um documentário para distribuição em DVD, com custo aproximado de R$ 100 mil. O projeto cresceu, principalmente depois de ser testado junto aos participantes de um congresso de espiritismo na Colômbia. Glauber Filho não se define como espírita, mas não contesta o dogma da doutrina de Allan Kardec e Bezerra de Menezes. Ele acha que não fez um filme somente para esse segmento do público, embora o tivesse como alvo. O excesso de música sentimentaliza o relato, que foi acrescido de elementos de ficção e virou docudrama. Carlos Vereza, que faz o papel, é espírita. A maneira como o ator diz seu texto, pesquisado nos escritos do ?dr. dos pobres?, causa estranhamento. É como se Vereza dissesse suas falas de maneira truncada. "Quem já freqüentou uma sessão espírita e viu um médium encarnar o dr. Bezerra sabe que ele falava assim", diz o diretor. L.C.M.

Fonte: Estadao
Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

1 Comentários

  1. Está agendadíssimo para hoje à noite.
    Assitir ao filme é compromisso intransferível!
    Parabéns pela menção!
    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem