Acreditar em Deus reduz ansiedade e estresse

Pesquisa mostra que pessoas religiosas se incomodam menos com erros.

Acreditar em Deus pode ajudar a acabar com a ansiedade e reduzir o estresse, segundo um estudo da Universidade de Toronto, no Canadá. A pesquisa, publicada na revista "Psychological Science", envolveu a comparação das reações cerebrais em pessoas de diferentes religiões e em ateus, quando submetidos a uma série de testes.

Segundo os cientistas, quanto mais fé os voluntários tinham, mais tranquilos eles se mostravam diante das tarefas, mesmo quando cometiam erros.

Os pesquisadores afirmam que os participantes que obtiveram melhor resultado nos testes não eram fundamentalistas, mas acreditavam que "Deus deu sentido a suas vidas".

Comparados com os ateus, eles mostraram menos atividade no chamado córtex cingulado anterior, a área do cérebro que ajuda a modificar o comportamento ao sinalizar quando são necessários mais atenção e controle, geralmente como resultado de algum acontecimento que produz ansiedade, como cometer um erro.

"Esta parte do cérebro é como um alarme que toca quando uma pessoa comete um erro ou se sente insegura", disse Michael Inzlicht, professor de psicologia e coordenador da pesquisa. "Os voluntários religiosos ou que simplesmente acreditavam em Deus mostraram muito menos atividade nesta região. Eles são muito menos ansiosos e se sentem menos estressados quando cometem um erro."

O cientista, no entanto, lembra que a ansiedade é "uma faca de dois gumes", necessária e útil em algumas situações.

"Claro que a ansiedade pode ser negativa, porque se você sofre repetidamente com o problema, pode ficar paralisado pelo medo", explicou. "Mas ela tem uma função muito útil, que é nos avisar quando estamos fazendo algo errado. Se você não se sentir ansioso com um erro, que ímpeto vai ter para mudar ou melhorar para não voltar a repetir o mesmo erro?".

Os voluntários religiosos eram cristãos, muçulmanos, hinduístas ou budistas.

Grupos ateus argumentaram que o estudo não prova que Deus existe, apenas mostra que ter uma crença é benéfico. 

Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

3 Comentários

  1. Olá Geraldo!!

    Eu acredito que Deus faz parte em cada um de nós por isso Ele não precisa olhar por todos nós pois já está em nós. Quando erramos, não agindo bem, a nossa consciência desperta não nos permite ficar em paz, e é essa sensação que traz conflitos provocando ansiedade. As pessoas erram pelo mal que se pode chamar de cegueira a qual não permite alcançar a percepção do próprio erro por não acreditarem no bem e não reconhecer o bem nos outros. Assim as pessoas que confiam em Deus, sentem sua presença desperta quanto a verdade dos sentimentos, reconhecendo boas atitudes e virtudes nas pessoas, porém, muitos que dizem acreditar em Deus também não o fazem verdadeiramente, pois estes se enganam quanto aos seus próprios erros. Quando sentimos Sua presença, ao errar percebemos e podemos retornar a agir com prudência reconhecendo as falhas humanas para nos levar ao bem da construção no melhor.

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo querido!
    Acho que quando temos fé e elevamos o espírito, de alguma forma encontramos um equilíbrio e conseguimos ponderar melhor certas atitudes. Daí, talvez, venha essa calma. Entendermos que as pessoas são diferentes e com seus próprios problemas e que não compete a nós julgá-las ou recriminá-las. Talvez seja o bom senso. A única coisa que interfere nisso é que somos seres em busca da evolução e não significa que a encontremos, portanto, manter esse equilíbrio não é nada fácil.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Boa Noie??
    A Jackie esta coberta de razão, acrescentar não é preciso.
    E realmente não é nada fácil para nós ,imagine para quem quem não tem fé como deve ser?!
    paz e luz a nós todos

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem