Valores Familiares e sua deterioração

As relações familiais deveriam ser, acima de tudo, de ordem ética. Mas observa-se nelas uma deterioração emocional profunda e uma complexa malha de desestabilidades morais, que nos importa examinar sob a lupa doutrinária. Os novos modelos de relacionamentos deram origem a famílias diferentes do padrão tradicional. Nos idos dos anos 80, mais de 70% das famílias eram nucleares. Hoje, menos da metade é assim.

Há uma deterioração da instituição familiar. Destarte, é quase impossível atualmente a formatação de uma árvore genealógica da família moderna, posto que ela está sob os guantes dos desarranjos domésticos, reflexos das separações, divórcios, novos casamentos, meio-irmãos, agregados etc. Está muito difícil a definição para o termo família considerando as novas formas de relacionamentos afetivos. Isso porque entre o namoro, o noivado e o casamento há inúmeras possibilidades de relacionamento que nem sequer constam no dicionário.

A estrutura familiar tem suas matrizes na esfera espiritual. Em seus vínculos, juntam-se todos aqueles que se comprometeram, no Além, a desenvolver na Terra uma tarefa construtiva de fraternidade real e definitiva. Precisamos "melhorar, sem desânimo, os contatos diretos e indiretos com os pais, irmãos, tios, primos e demais parentes nas lides do mundo para que a vida não venha nos cobrar novas e mais enérgicas experiências em encarnações próximas. O cumprimento do dever, criado por nós mesmos, é lei do mundo interior a que não poderemos fugir."(1)

A velocidade dessas mudanças comportamentais tem estremecido as estruturas fundamentais da família tradicional. Todavia, a família nuclear ainda é considerada por muitos como a ideal. Inobstante sabermos que a família clássica pode criar malfeitores, e um casal no segundo casamento pode se sair muito bem na educação dos filhos.

O casamento (união permanente de dois seres), não é contrário à Lei da Natureza, muito pelo contrário. Na Codificação, os Benfeitores espirituais foram cotegóricos ao afirmar que “é progresso na marcha da Humanidade.”(2) Ora, o casamento implica em um regime de vivência pelo qual duas criaturas se confiam uma à outra, no campo da assistência mútua.

Por essa razão, o Espírito Emmanuel explica: “essa união reflete as Leis Divinas que permitem seja dado um esposo para uma esposa, um companheiro para uma companheira, um coração para outro coração e vice-versa, na criação e desenvolvimento de valores para a vida”.(3) A família é a célula-máter do organismo social. Qual seria, para a sociedade, “o resultado do relaxamento dos laços familiares, senão o agravamento do egoísmo?”(4)

A família, para determinadas religiões e sociedades, é algo indissolúvel. Tempos atrás, a manutenção dessas famílias era somente para manter aparências de respeito e felicidade. Hoje, observam-se famílias se desfazendo por trivialidades. O que é o ideal? A família de "porta-retratos" ou a família que se dissolve na primeira "tempestade moral"?

Cremos que o Centro Espírita pode dimensionar os serviços de suporte à família atual, mas não de forma isolada. Deve integrar suas ações com outras instituições, tanto de caráter religioso como social, na busca da melhor qualidade do atendimento individual e coletivo, naturalmente, sem perder sua identidade doutrinária, mas, objetivando o resgate da ordem moral, que deve alicerçar a família como espaço de convivência. No clã familiar de tempos mais antigos, sem dúvida, encontrava-se um espaço de convivência maior entre seus membros, embora não se esteja discutindo sua "qualidade". Na atual arrumação familiar, pelo contrário, e apesar das menores dificuldades materiais, encontra-se um espaço menor de convivência.

Reflitamos com Emmanuel o seguinte: "ante a luta doméstica, devemos revestir-nos de paciência, amor, compreensão, devotamento, bom ânimo e humildade, a fim de aprender a vencer, na luta doméstica.”(5)

Jorge Hessen (via gosto de ler )

Bibliografia:

(1) Vieira, Waldo. Conduta Espírita. Ditado pelo Espírito André Luiz. 21a edição. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1998

(2) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1999, item n°. 695

(3) Xavier, Francisco Cândido. Vida e Sexo, ditado pelo espírito Emmanuel, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1972

(4) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 1999, item n°. 775

(5) Xavier, Francisco Cândido e Vieira , Waldo.Leis de Amor, São Paulo: FEESP, 1981 

Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

1 Comentários

  1. Sim, cada vez mais vemos isso ! As vida social das crianças são baseadas por 4 paredes em frente a um computador, jogando Medal of Honror, Counter Strike, World of Warcraft,Mortal Kombat 4 (vide youtube antes de dar isso pro seu filho). Jogos de computador carniceiros, homofóbicos e incentivadores de violência. As amizades são virtuais,abstratas. Namoros e amizades não são como antes. Agora iniciam e terminam o relacionamento por e-mail,Orkut e Facebook. Nada mais pessoal, como acontecia no meu tempo, nos anos 80.

    Ao invés do arroz, do feijão, cheirinho de alho e cebola fritando na panela, agora é hora do suplemento alimentar, "o alimento ideal para seu filho", o miojo, Coop Nudles. Pra que água se tem Coca-Cola na geladeira ?

    Drogas e bebidas são a moda, o modernismo. Vamos dar uma banda na Lima e Silva em Porto Alegre (novo point do consumo de drogas e bebidas alcoólicas, além da prática descabida de sexo)? Sim, tenho 12 anos , já bebo tequila, tomo porres e fumo maconha, o que vc tem a ver com isso, seu preconceituoso ?!?!?! . Muitos jovens pensam assim !

    Filmes e livros com teor explícito de fantasias que fogem totalmente da realidade, com vampiros, zumbis, montros e psicopatas, nada mais de magos, fadas e peter pan; exaltam e destacam a prostituição e o sexo. "Levem seu filho, namorado, amigo, mas não leve o preconceito !". "Passa a mão na bundinha", "seja um bandido", "ter depressão é legal", "use drogas", "beba até cair e levante-se de novo", "machaiada de um lado e mulherada do outro" são os temas das músicas, sempre em tom de deboche e de duplo sentido.

    O que resulta disso tudo, é adolescentes confusos, viciados em drogas, desnutridos, criando um estereótipo de boneco e boneca, iniciando suas vidas sexuais erroneamente e precocemente. Cadê o amor e carinho ? Estão dentro dos escritórios! Os pais e mães, cegos e anestesiados mentalmente,visando o aumento de ganhos materiais, sucesso de carreira, estão cada vez mais presentes em seus escritórios e cada vez menos presentes em seus lares. Ahhh, mas dinheiro é tudo e eu quero dar conforto para meus filhos ! Tá triste meu filho ? Toma aqui 100 reais, toma aqui um notebook, um carro e me deixa trabalhar em paz ! Vou colocar meu filho na escolinha, para ter mais tempo para mim !

    Casamento, pra que ? É o convite para a forca, o cabresto, a prisão , a morte ! Então, que vivamos sozinhos e solitários ! Ninguém manda em mim !

    Homem e mulher ideal ? Sim, são as Angelina Jolies, mulheres melão, os Brad Pits os bad boys. Beleza é tudo ! Gordo, magricelo, baixinho, careca e narigudo ? Mas bem capaz ! Eles servem para os motivos de nossas piadas ! Zoar os obeso s, os que tem problemas físicos e mentais serão os temas de nossos blogs de piadas de mal gosto.

    Aqueles que tem algum adiantamento moral e expões suas ideias, no intuito de ajudar é taxado como "quadrado", preconceituoso, parado no tempo, machista, feminista. Se não disser, é um covarde que não quer expor suas idéias.

    Eu trabalho com programação de computadores e é uma área muito rentável, mas tem um custo alto: Dedicação extrema a profissão. Fiz isso durante alguns meses. O que ganhei ? Olheiras, uma tremenda dor nas costas, distanciamento de casa, não via mais meu filho acordado, minha companheira era uma estranha, mas tinha dinheiro ! Mas mesmo assim, não deixei ofuscar e decidi então que eu iria viver somente com o necessário e ver meu filho de três anos crescer e a barriguinha da minha esposa aumentar, com a gestação.

    Como vi isso ? Bom, todos veêm de alguma forma, mas a minha foi através da doutrina espírita !

    Família é tudo ! Amemos nossos filhos, esposos e esposas e não deixem que a matéria domine você. Viva no mundo e não para o mundo. O espírito vai, mas a matéria fica ! Fiquem em paz e espero que esse desabafo tenha te ajudado.

    Visitem meu blog http://julienmurray.blogspot.com/

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem