Bezerra de Menezes, médico dos pobres aniversaria hoje

Médico dos pobres
Nascido no dia 29 de agosto de 1831, na cidade de Riacho de Sangue, hoje Jaguaretama (CE), Adolfo Bezerra de Menezes, sempre persistindo no bem e na solidariedade com esforço e dedicação, alcançou as condições de médico, jornalista e político. Não se preocupava com dinheiro. Era-lhe apenas um meio e não um fim.

No consultório, quem tinha posses pagava o atendimento. Mas na sua casa, receitava os que não podiam pagar. Talvez sob olhares atravessados de alguns, Bezerra afirmava: "O médico verdadeiro não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto. 

O que não atende por estar com visitas, por ter trabalhado muito e achar-se fatigado, ou por ser alta noite, mau o caminho ou tempo, ficar longe, ou no morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem como pagar a receita, ou diz a quem chora à porta que procure outro - esse não é médico, é negociante de medicina, que trabalha para recolher capital e juros os gastos da formatura. Esse é um desgraçado, que manda, para outro, o anjo da caridade que lhe veio fazer uma visita e lhe trazia a única espórtula que podia saciar a sede de riqueza do seu espírito, a única que jamais se perderá nos vaivéns da vida".

Bastava ver um faminto, um sofredor à sua frente e lhe dava tudo o que tinha nos bolsos. E, quando não tinha dinheiro, doava algo de si: um abraço, um olhar, uma prece. Dava o que possuía. Certa feita ao prescrever medicamentos para uma mulher, esta lhe comentou que não tinha nem para a comida, imagine para remédios. Bezerra procurou nos bolsos e nada encontrou. Tirou seu anel de formatura e, sem pestanejar, deu para que ela vendesse e comprasse o necessário.

Tornou-se adepto do espiritismo em 1886. É chamado à presidência da Federação Espírita Brasileira em 1895. Em janeiro de 1900 sofreu um derrame que o deixou totalmente imobilizado. Em 11 de abril, sentindo que se aproximava o momento de seu desencarne, pediu que o ajudassem a levantar-se um pouco e, com a cabeça erguida, olhos voltados para o Alto, orou baixinho entre lágrimas à Virgem Santíssima, para que intercedesse pelos irmãos que ficavam. E desencarnou. No seu enterro, pobres e ricos da cidade do Rio de Janeiro choravam como que separados de um pai, do maior dos seus amigos.

Bezerra de Menezes foi recebido no mundo espiritual por uma assembléia agradecida pelos benefícios e consolos que proporcionou. Em 1950, pelo seu merecimento, Maria de Nazaré chamou-o para ascender às zonas superiores, mas ele preferiu ficar em planos próximos a seus pobres e doentes. Continua tarefeiro incansável, atendendo e iluminando seus irmãos aqui da Terra.

Em 2008, o ator Carlos Vereza protagonizou o filme Bezerra de Menezes - diário de um espírito cujo trailer está no vídeo abaixo:

Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem