Nise - O Coração da Loucura

Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

O filme retrata a vida de Nise da Silveira, que foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung. Filha do professor de matemática Faustino Magalhães da Silveira e da pianista Maria Lídia da Silveira, Nise era bastante estudiosa e foi admitida na Faculdade de Medicina da Bahia aos 21 anos.


Nise da Silveira (15.02.1905 – 30.10.1999) foi singular na psiquiatria brasileira. Pequenina e frágil, era uma gigante em força e coragem com que defendeu e lutou por suas idéias no âmbito da psiquiatria institucional. Ela foi pioneira na terapia ocupacional, introduzindo este método no Centro Psiquiátrico Pedro II do Rio de Janeiro e, segundo suas próprias palavras, entrara na Psiquiatria "pela via de atalho da ocupação terapêutica, método então considerado pouco importante para os padrões oficiais".

Para Nise, a terapia ocupacional era uma psicoterapia não verbal, única e apropriada à reabilitação de psicóticos. Ela ressaltava o alcance desta terapia para além das formas convencionais de psicoterapia (verbais), ao constatar que a comunicação com os esquizofrênicos graves só poderia ser feita inicialmente em nível não verbal. 

A terapia ocupacional permitia a eles, segundo suas próprias palavras, "a expressão de vivências não verbalizáveis que no psicótico estão fora do alcance das elaborações da razão e da palavra". Nise não aceitava que os esquizofrênicos tivessem embotamento afetivo, pois, acreditava que a TO negava eloqüentemente esta afirmação, pois, toda aquela produção artística seria uma demonstração cabal da preservação da afetividade nestes doentes, embora guardadas em seu íntimo, como que protegida. 

Dentro desta perspectiva, o psicótico não era apenas uma relação de sintomas positivos e negativos, era preciso proporcionar ao paciente um ambiente onde ele pudesse encontrar o suporte afetivo que o ajudasse a retornar ao mundo externo. Temos aí o fundamento da psiquiatria de Nise e percebe-se claramente seu pioneirismo no movimento da psiquiatria antiasilar.

Nise introduziu ainda animais (gatos e cães) em seu serviço como forma de atrair a afetividade dos psicóticos estabelecendo uma ponte com o mundo real. O cuidar dos animais tinha um efeito positivo e regulador nestes pacientes, e esta relação com animais acompanhou-a por toda a vida. Ela nunca esclareceu totalmente a razão de manter estes animais, como era típico seu, mas sabemos que isto era uma tentativa de extrair o afeto de seus pacientes, ou pelo menos proporcionar um estímulo ambiental para que eles se mantivessem próximos da superfície. Ela escreveu apenas um pequeno livro sobre sua experiência com gatos, seu animal preferido.

Junto com a médium Iraci Campos Noronha, ela transmitiu, da espiritualidade, o livro Reconstruindo Emoções. com prefácio de Joanna de Ângelis, a obra literária propõe ao leitor uma análise de comportamentos, sentimentos e emoções que levam a transtornos de ordem física, psíquica e espiritual.


Geraldo Voltz Laps

Sou Geraldo, um entusiasta apaixonado por saúde holística e bem-estar integral. Sou Mestre em Reiki Celta, Usui e especialista em Fitoterapia Etérica, dedicando-me a compreender e explorar os benefícios terapêuticos das energias naturais e práticas ancestrais. Minha jornada de conhecimento estende-se para além da prática, abraçando também os estudos do Druidismo, onde encontrei uma conexão profunda com a natureza e seus ciclos, buscando aprender e aplicar seus princípios na vida diária. Como estudante em Psicologia Junguiana, mergulho nas profundezas da mente humana, explorando os mistérios do inconsciente e os símbolos que moldam nossa psique. Meu compromisso é compartilhar conhecimento, insights e experiências neste blog, buscando oferecer a você, leitor, ferramentas e entendimento para alcançar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Juntos, vamos explorar os caminhos para uma vida mais plena e saudável, conectando-nos com nossa essência e com o universo ao nosso redor."

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem