A Importância da Evangelização

"Evangelização espírita é Sol nas almas, clareando o mundo inteiro sob as constelações das estrelas dos Céus, que são os Bem-aventurados do Senhor empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra em “mundo de regeneração e paz.”  (Espírito Amélia Rodrigues, psicografia Chico Xavier, Mensagem: Evangelização, desafio de Urgência)

Esta mensagem tem por principais objetivos o alerta da necessidade da evangelização das nossas crianças, apoio e encorajamento aos que assumem esta missão tão importante.

Muito se diz sobre este período de transição que nosso planeta atravessa. As pessoas cada vez mais tem buscado se conectar com forças superiores. São raros os indivíduos que hoje não tem conhecimento da espiritualidade.

A tecnologia em conjunto com o plano espiritual tem trazido grandes contribuições com a facilidade de instrução através de livros, artigos, palestras e muitos outros tipos de material, sem que a pessoa precise sair do conforto do seu lar. Muita instrução para compreender seu presente. Muita busca para compreender seu passado e se deixam levar pelo ego, esquecendo-se de sua missão diante do que está por vir, adiante, no futuro.

Temos hoje um quadro de pessoas buscando por respostas a seus anseios, o que é completamente compreensível e até plausível, porém, esquecem que estamos de passagem e muito do que encontraremos em nosso retorno na Terra, dependerá do que ensinaremos à nossas crianças.

É preciso pensar que o que passamos hoje, é fruto de nossas próprias falhas.

As crianças de hoje em dia parecem piores por serem frutos da educação extremamente materialista sem base moral, logo são extremamente inteligentes pois são espíritos antigos com grande bagagem encantatória, mas com quase nenhum senso moral.

Há de se abrir os olhos para as crianças que vêm para nos auxiliar nesse processo. Elas têm o poder nas mãos de encontrar ou fazer com que esses meios se tornem uma realidade.

Para isso é preciso que os pais, educadores e evangelizadores unifiquem sua forma de educação e entendimento.

A doutrina espírita presta rico serviço no que se refere ao aprimoramento moral do ser humano, partindo do princípio básico de causa e efeito, desperta nas pessoas a mínima consciência da importância do evangelho na transição do mundo em que estamos.

Mas é preciso cada vez mais que haja espaço para atividades interativas de contato interpessoal e com a natureza, explicar sobre as sensações, sobre a MEDIUNIDADE e como lidar. Tudo de forma cuidadosa, sem fascínio exagerado e também sem ignorar as manifestações, tratar de forma mais natural possível. Já desde a infância a criança tendo um entendimento desta faculdade, facilitará o trabalho na senda da espiritualidade e evitará grandes transtornos psicológicos e espirituais que hoje assolam grande parte da humanidade.

É preciso instigar nas crianças situações as quais elas sejam desafiadas a exercitarem suas consciências. Todo local voltado ao trabalho espiritual precisa em caráter emergêncial providenciar espaços e atividades para a infância e juventude. O futuro de todos os centros depende disso.

Erramos feio quando nos eximimos da tarefa de evangelizadores e entregamos aos pequeninos a culpa que nos pertence pela nossa apatia no ato da evangelização.

O nosso despertar precisa incluir o nosso papel nesse plantio. Todos nós podemos e devemos ser um pouco evangelizadores.

Aos que não gozam de habilidade com crianças e jovens, cabe o papel de incentivador, zelador e propagador desta necessidade. Todos possuem importância nesta horta. Se não for no plantio, é na fertilização do solo, é na compreensão com o que planta, é na paciência PRINCIPALMENTE de se colher os frutos.

“Quem planta tâmaras não colhe tâmaras”.

Evangelizar a criança é mais que tudo saber lidar com a “invisibilidade” de resultados, pois os resultados são apreciados no decorrer da vida dos seres, provavelmente não veremos estes resultados. Mas eles com certeza se lembrarão de quem os instruiu.

Cabe a fase infantil, absorver todo o ensinamento e somar com o que já se sabe em essência.

Cabe a juventude experimentar os aprendizados e somar com os insucessos uma conta de sabedoria a ser empregada na próxima fase, estudar e absorver as informações que virão por meio da inspiração para nos ajudar na evolução da ciência.

Mas para o destrave de novas tecnologias, precisamos estar capacitados para lidar com elas. Isso requer educação moral, escolar e espiritual.

Cabe a fase adulta, por em prática todo aprendizado e continuar o plantio sem interrupções. E é nesta fase onde a missão perde força, pois evangelizar dá trabalho e “não temos mais tempo” e nem paciência para lidar com isso.

Os evangelizadores da ultima hora precisam correr com seu plantio e superar bravamente os pisões impacientes em suas terras recém regadas.

Poderão julgar seu trabalho por estéril, por inútil e tentarão erguer qualquer edificação mais impactante para alimentar suas vaidades. Sejam fortes!

Resistam!

As mais belas flores levam anos para florescerem os mais belos e saborosos frutos só estão prontos para consumo na fase madura. E é só na fase madura que nossas crianças poderão por efetivamente em prática tudo o que aprenderam.

Mas quem tem sensibilidade e um pouco de fé, pode sentir o doce perfume desse trabalho feito cheiro de grama molhada após uma chuva de verão com os profundos questionamentos que eles já tem despertos em si, com reflexões nunca antes exercidas por muitos de nós, adultos ou por pequenos gestos altruístas exercidos no dia a dia.

Não tomemos por inválida toda a plantação por conta de meras ervas daninhas. Estas logo retornarão ao planeta em situação que lhe caberá o aprendizado insistentemente da conscientização.

Mantenhamos nosso foco nos que anseiam por mudanças. Eles tem nas mãos o nosso futuro real, aquele que sucederá bem depois da partida deles.

Nós voltaremos...as tâmaras, somos nós mesmos que iremos colher.

Pense nisso.

Somos todos pássaros semeadores destas sementes. Precisamos abrir as mãos e semear, buscar nos céus a ajuda e pousar em terra e na Terra para trazer o ensinamento que nos libertará dos males de um mundo egocêntrico, materialista e imediatista.

Sejamos pássaros! Porque além de tudo, não temos tempo, precisaremos VOAR!

Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem