Nas eleições, façamos com amor e paz nos corações as escolhas

Nestes tempos conturbados, dedico, com muito respeito e carinho, esse post a todos os amigo(a)s querido(a)s, em especial aos espíritas...


Penso que, se o Espiritismo veio ao mundo para reviver a essência do Cristianismo do Cristo, que é o amor incondicional por todas as criaturas, não se pode ter dúvida alguma de que é uma doutrina inclusiva, que acolhe todos os segmentos sociais, credos, filosofias, religiões, etnias, minorias, maiorias, ateus, com partidos políticos, sem partidos políticos, capitalistas, socialistas, etc, etc... O que são esses títulos que nos diferenciam senão máscaras ilusórias da personalidade, que cairão todas, uma a uma, por força da lei de evolução, quando o homem então descobrir a verdade que nos libertará da ignorância acerca de quem verdadeiramente somos: centelhas divinas e irmãos, filhos do mesmo Pai? 

Kardec mais do que ninguém sabia do caráter universalista da Doutrina Espírita, conforme lemos na pequena grande obra "O que é o Espiritismo": “(...) O Espiritismo vem derramar luz sobre grande número de questões, até hoje insolúveis ou mal compreendidas. (...) e a prova disso é que ele conta entre os seus aderentes homens de todas as crenças, que por esse fato não renunciaram às suas convicções: católicos fervorosos que não deixam de praticar todos os deveres do seu culto (...); protestantes de todas as seitas, israelitas, muçulmanos e mesmo budistas e bramanistas. Ele repousa, por conseguinte, em princípios independentes das questões dogmáticas. Suas consequências morais são todas no sentido do Cristianismo (...).”

Assim, quando insinuamos que as portas do Espiritismo devem ser fechadas ao grupo A ou B, estamos criando dogmas separatistas, que absolutamente não existem no escopo dessa doutrina consoladora e santa. Lembra-nos Humberto de Campos, através da mediunidade abençoada de Chico Xavier, na obra Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, quem são aqueles que renasceram em solo brasileiro (ou seja, nós), trazidos pelo anjo Ismael, protetor espiritual do Brasil: - “antigos batalhadores das cruzadas, senhores feudais da Idade Média, padres e inquisidores, espíritos rebeldes e revoltados, perdidos nos caminhos cheios da treva das suas consciências polutas.” Em sendo assim, quem de nós pode atirar a primeira pedra em quem quer que seja?

O Codificador também, em sua viagem de 1862, na cidade de Lyon, na França, quando foi interpelado sobre contendas envolvendo grupos e instituições daquele país, e perguntado a quem dar razão, responde, sem pestanejar: “Se entre vós há dissidências, causas de antagonismos, se os grupos que devem todos marchar para um objetivo comum estiverem divididos, eu o lamento, sem me preocupar com as causas, sem examinar quem cometeu os primeiros erros e me coloco, sem hesitar, do lado daquele que tiver mais caridade, isto é, mais abnegação e verdadeira humildade, pois aquele a quem falta a caridade está sempre errado (...)

Que eu saiba, meus irmãos queridos, até o momento, a legenda que a Espiritualidade Superior desfraldou à frente do Espiritismo é “Fora da caridade não há salvação”, não deixando dúvidas de que a redenção humana não está nas mãos de instituições, ideologias ou pessoas falíveis, que ainda somos, mas sim no esforço diário de nos amarmos uns aos outros, visto que a caridade é o amor em ação. Esclarece-nos ainda a pergunta 886 do Livro dos Espíritos que o sentido da caridade, como a entendia Jesus, é “benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros e perdão das ofensas”, ou seja, bondade, tolerância e perdão para com todos os que cruzarem nossos caminhos. 

Finalmente, Jesus, o Divino Mestre, cuja Boa Nova o Espiritismo se propõe a reviver no mundo, não raro era encontrado, segundo o evangelista Mateus, comendo com publicanos, homens de má vida, pecadores; e prostitutas, o que escandalizou os fariseus da época: - “Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? “Ouvindo isso, Jesus disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mateus 9:9-13). 

Costumamos dizer nas lides espíritas que o Espiritismo é das mais fortes medicações para os males da alma. E se assim é significa que talvez sejamos os doentes mais graves, mais necessitados ainda do elixir de amor que Ele veio nos trazer...

É preciso então amigo(a)s querido(a)s, embainhar as espadas do ódio, da intolerância, da violência que espalham angústia, aflição e medo, ceifando dos corações a alegria de viver... É hora de unirmo-nos frente aos desafios que estão por vir, próprios desse momento dificil mas necessário de transição planetária... Compreender não necessariamente significa concordar, mas implica sempre em respeito para com a opinião alheia num clima de fraternidade... Façamos sim as nossas escolhas, sem nos esquecermos, porém, de que a Providência Divina nos deixou apenas a liberdade de optarmos pelo tipo de resgate de que necessitamos, em face do passado obscuro de equívocos que ainda trazemos em nós... E independente da escolha que fizermos, façamos com amor e paz nos corações e nas atitudes, pois, perante a Lei Divina, isso fará toda diferença nos próximos quatro anos...

Por Emmanuel Sales
Centro Espírita Luz da Esperança

Blog do Centro Espírita Luz da Esperança de São Francisco de Assis. Atendimentos a luz da doutrina de Allan Kardec, localizado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem